18 abril 2008

Mutzig Parte II - Com este clima levem as mantas

Ainda bem que estamos atentos.
Ainda bem que as pessoas estão motivadas e as inscrições estão a aumentar.
Mas cuidado meus amigos:
1. Por favor levem todos o bilhete de identidade ou o passaporte;
2. Por favor, levem todos a carteira recheada para pagarem umas cervejinhas da marca "Mutzig";
3. E, por favor, levem umas mantas alentejanas pois o que está previsto é um climazinho temperado com um picante fresquinho.
Bem, e respondendo a algumas questões levantadas anteriormente, quem vai a Mutzig são os Veteranos de Alcácer do Sal. Vamos conviver com os nossos amigos franceses e aproveitar para jogar um jogo de futebol. São vinte jogadores, amadores, mas com desempenhos de qualidade. Vamos acompanhados por alguns representantes da autarquia de Alcácer do Sal e pretendemos mostrar em França que as pessoas de Alcácer do Sal são dinâmicas, empreendedoras e sabem estar com todos os cidadãos da União Europeia.
Até já... daqui a uns dias continuamos com outros conhecimentos e conselhos.

1 comentário:

Herminia Louro disse...

Boa tarde,

Na minha ultima visita prometi apresentar informaçao sobre o local de visita ... mas, depois de tentar pesquisar algo sobre os locais interessantes a visitar apercebi-me que nao estava propriamente a fazer um levantamento para mim ou para alguem de qual eu conhecia os gostos, como tal cheguei à conclusao que nada melhor que serem os senhores no local descobrir e pedir ajuda ao meu irmao (por exemplo) para os encaminhar pra os locais de vossos interesses pessoais. Pois, eu poderia apresentar-vos por exemplo uma lista de igrejas, monumentos, casas tipicas, fortes ou castelos ... e no final de contas nao terem interesses nenhum neste tipo de visitas.
Posso informar-vos que a zona é forte em vinho branco, tem doçaria regional tipica e a gastronomia tipica tb é variada e rica, muito à base de Salsichas de diversas carnes, frescas ou fumadas (uma delicia).
A cultura é mto vinculada pelo regime Alemao. Eles ate teem um dialecto proprio da regiao, pois foi um territorio disputado pela França e Alemanha durante anos e anos. A escolaridade naquela zona ate obriga no periodo primario o estudo basico da lingua alemã. Como tal o frances deles teem um sotaque muito engraçado, e o vocabulario deles comporta algumas palavras que nao teem significado no resto da França.
Posso vos adientar que para pedir um bagaço em Mutzig pode pronunciar a palavra "Schnaps" (em frances correcto: Eau de vie)
So me resta desejar uma optima viagem, boa estadia (tenho a certeza que vai ser, sem duvidas).
Pois quem gosta dum petisco (tipo enchidos, queijos), regado de "beer" (cerveja) ou vinho branco Alsacien vai ao lugar certo.

Bon voyage et à bientôt!!

Herminia