22 abril 2008

Mutzig Parte III - Informações com conhecimento de causa...

É sempre bom ter amigos que já se deslocaram a Mutzig. Leiam, com muita atenção, o que se segue já que foi um comentário efectuado pela Herminia... nossa visitante à longa data.
"Boa tarde, na minha ultima visita prometi apresentar informaçao sobre o local de visita ... mas, depois de tentar pesquisar algo sobre os locais interessantes a visitar apercebi-me que nao estava propriamente a fazer um levantamento para mim ou para alguem do qual eu conhecia os gostos, como tal cheguei à conclusao que nada melhor que serem os senhores, no local, descobrir e pedir ajuda ao meu irmao (por exemplo) para os encaminhar pra os locais de vossos interesses pessoais.
Pois, eu poderia apresentar-vos por exemplo uma lista de igrejas, monumentos, casas tipicas, fortes ou castelos ... e no final de contas nao terem interesses nenhum neste tipo de visitas.
Posso informar-vos que a zona é forte em vinho branco, tem doçaria regional tipica e a gastronomia tipica tb é variada e rica, muito à base de Salsichas de diversas carnes, frescas ou fumadas (uma delicia). A cultura é muito vincada pelo regime Alemao. Eles até têm um dialecto proprio da regiao, pois foi um territorio disputado pela França e Alemanha durante anos e anos.
A escolaridade naquela zona até obriga, no periodo primario, o estudo basico da lingua alemã. Como tal o frances deles tem um sotaque muito engraçado, e o vocabulario deles comporta algumas palavras que nao têm significado no resto da França.
Posso-vos adientar que para pedir um bagaço em Mutzig pode pronunciar a palavra "Schnaps" (em frances correcto: Eau de vie).
Só me resta desejar uma optima viagem, boa estadia (tenho a certeza que vai ser, sem duvidas).Pois quem gosta dum petisco (tipo enchidos, queijos), regado de "beer" (cerveja) ou vinho branco Alsacien vai ao lugar certo.
Bon voyage et à bientôt!!"

Sem comentários: