01 maio 2008

Plano de Actividades 2008-2009

1.INTRODUÇÃO
«O desporto faz parte da herança de todos os homens e mulheres e a sua ausência nunca poderá ser compensada
Pierre de Coubertin


Todos os residentes no concelho de Alcácer do Sal devem ter acesso ao desporto. Partindo desta pequena frase, chega-se a uma conclusão muito simples: há que ter em conta a necessidade e a situação específica dos grupos pouco representados, como os menos jovens e o papel especial que o desporto pode para eles representar.
O desporto é um fenómeno social e económico crescente e contribui de forma decisiva para aumentar o nível de solidariedade e prosperidade no concelho de Alcácer do Sal. O desporto deve, pois, ser promovido por todos como forma de fomentar a igualdade e a compreensão entre as pessoas.
O Clube de Praticantes «Alcácer do Sal Futebol Clube – Veteranos» enquadra-se na ideia que todas as formas de actividade física, através da participação ocasional ou organizada, visam exprimir ou melhorar a condição física e o bem-estar mental.
Ao mesmo tempo, reconhece que, nas actividades que se propõe desenvolver, em que emergem funções sociais, educativas e culturais, se deve respeitar e se deve promover a ética e a solidariedade entre todos os cidadãos da nossa cidade. Há assim que reconhecer a especificidade do Clube de Praticantes «Alcácer do Sal Futebol Clube – Veteranos», cujas estruturas se baseiam no voluntariado, podendo desempenhar um papel importante em termos de saúde, educação, cultura e desporto. Dito de outra maneira, numa visão mais alarmista, a falta de actividade física favorece a ocorrência de excesso de peso, de obesidade e de algumas patologias crónicas, como as doenças cardiovasculares e a diabetes, que diminuem a qualidade de vida e põem em risco as vidas dos indivíduos.
Mais, as actividades propostas, neste Plano de Actividades, nascem num espaço de amadorismo, de voluntariado e de empreendedorismo. E estas características assumem uma importância cada vez maior, dentro de uma sociedade individualista, contribuindo igualmente para o incremento do associativismo no concelho de Alcácer do Sal. A prática do voluntariado em organizações desportivas proporciona, mesmo, muitas ocasiões de educação não formal que têm de ser reconhecidas e encorajadas. Por vezes, existe uma tendência crescente para agir individualmente e não de forma colectiva, o que resulta no declínio do número de voluntários e mesmo de associações presentes na região.
E graças ao papel que pode desempenhar, na educação do cidadão, o «Alcácer do Sal Futebol Clube» vai reforçar o capital humano do nosso concelho contribuindo para desenvolver o conhecimento, a motivação, as competências e a disponibilidade para fazer esforços pessoais.
O desporto diz respeito a todos os cidadãos de Alcácer do Sal, independentemente do sexo, raça, idade, deficiência, religião, convicções e orientação sexual, bem como do meio social ou económico de origem. A participação numa equipa de futebol de veteranos reforça também a cidadania activa, pois incute a aceitação dos princípios do jogo leal (fair play), do cumprimento das regras, do respeito pelo outro, da solidariedade e da disciplina. O Futebol, como desporto de massas, contribui de forma importante para a coesão social e para uma maior integração na sociedade. Este desporto, fomentando a noção comum de pertença e de participação, pode igualmente facilitar a integração, no nosso tecido social, dos grupos vulneráveis, dos migrantes e das pessoas de origem estrangeira e promover o diálogo “intercultural”. Promovendo, deste modo, uma abordagem multidisciplinar de prevenção dos comportamentos anti-sociais, dando a prioridade às acções sociais e educativas, desenvolvemos uma atitude positiva e não Violenta.
Queremos também partilhar os nossos valores com outras regiões do mundo. O desporto, em particular o futebol, pode constituir um elemento de diálogo com os países parceiros no quadro da diplomacia pública da EU e dos PALOP. Através de acções concretas, o futebol, enquanto desporto global, tem potencial para dar aos destinatários a garantia de poder aceder a eventos desportivos transfronteiriços, o que no caso dos «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos» já acontece há alguns anos. E são estes laços de parceria que queremos ver reforçados neste plano de acção.
É importante, também, informar que a prática do desporto, as instalações desportivas e os eventos desportivos têm um impacto significativo no ambiente de Alcácer do Sal. Todas as entidades públicas, todas as empresas privadas e todas as organizações responsáveis, que proponham actividades dentro de um bom enquadramento ambiental, como a regeneração urbana e o desenvolvimento rural, devem poder esperar obter vantagens específicas nos casos em que se candidatem a apoios municipais.
Por último, e apesar da importância económica global do futebol, a grande maioria das actividades propostas pelo «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos » tem lugar no quadro de uma associação sem fins lucrativos, que depende essencialmente das quotizações dos associados para poder oferecer a todos os cidadãos o acesso a estas actividades desportivas.
O «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos », enquanto associação desportiva num espaço de amadorismo e de voluntariado, dispõe de uma capacidade limitada de criar receitas próprias. As quotizações dos associados, a publicidade, o patrocínio, o apoio público e o apoio de outras associações formam assim a totalidade das suas fontes de receitas.
Mas se queremos que, no concelho de Alcácer do Sal, haja igualdade de oportunidades e livre acesso a actividades desportivas teremos de contar com a participação empenhada das entidades públicas e privadas para garantir a realização deste plano de actividades proposto pelo «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos ».


2. CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE
Em Setembro de 1999, um grupo de amigos, entre eles, Luís Baião, António Semião, Dimas Vicente, José Marques, Manuel Heleno, Luís Vasques, Ernesto Miquelino, entre outros, fundaram um clube de futebol de veteranos de Alcácer do Sal. E o convite para este clube, de ex-jogadores das principais equipas do concelho, aconteceu o que eliminou, dessa forma, as discussões apaixonadas e a rivalidade que existia entre eles e que elevou, de forma progressiva, uma área da actividade humana que interessa grandemente aos cidadãos do concelho de Alcácer do Sal e tem um enorme potencial para aproximar todos os munícipes independentemente da idade ou da origem social.
A 16 de Fevereiro do ano de 2008 e com vista a assegurar os mecanismos indispensáveis à participação dos cidadãos no âmbito do desporto enquanto actividade ligada ao lazer e orientada numa lógica não competitiva, na vertente do associativismo lúdico e cultural, foi criado, através do Decreto-Lei n.º 272/97, de 8 de Outubro, o Clube de Praticantes «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos».
E esta realidade, que hoje vivemos, é profundamente diferente daquela em que demos os primeiros passos. É pois indispensável que o «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos » “ganhe o seu espaço” na integração das estratégias para o desenvolvimento do nosso concelho e desta região.
Mais, todos temos conhecimento que este desporto é cada vez mais um factor de identidade cultural, um promotor de desenvolvimento social e um vector importante na interacção de gerações, desempenhando cada vez mais uma função primordial, a que não pode ser indiferente a Câmara Municipal de Alcácer do Sal. E a sua intervenção vai ser determinante, já que vai assumir e integrar, esta associação, no conjunto das suas politicas municipais.
Assim o «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos » vai ser um "motor de desenvolvimento desportivo e social" porque pensamos no quanto ele pode ser um factor de "coesão e identidade cultural" para todos os agentes locais com expressão.

3. OBJECTIVOS E METAS PROPOSTAS
Proporcionar aos associados do «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos » a aquisição e a prática de valores desportivos, sociais e humanos fornecedores de equilíbrio, de responsabilidade e de capacidade de participação activa na sociedade, criando uma oportunidade de se valorizarem é meta a atingir através das actividades propostas nesta planificação para a época desportiva 2008-2009.
E para a promoção e a execução do Plano Anual de Actividades 2008-2009, proposto pelo «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos », numa estratégia que envolva toda a comunidade queremos atingir os seguintes objectivos:
Exprimir e melhorar a condição física e o bem-estar mental dos munícipes.
Aumentar as actividades físicas benéficas para a saúde e empreender actividades com esta finalidade;
Melhorar social, cultural e recreativamente o conceito de cidadania através da saúde individual.
Contribuir para a afirmação e divulgação da identidade sócio-cultural de Alcácer do Sal reforçando o capital humano de Alcácer do Sal;
Fixação das pessoas à terra através da sua integração na vida activa local enquanto responsáveis pelo desenvolvimento desportivo;
Activação e rentabilização dos equipamentos desportivos, através da organização de eventos desportivos de interesse municipal ou super municipal e que pretendem aumentar o prestígio do nosso concelho;
Contribuir para a coesão social e para uma maior integração na sociedade fomentando a igualdade e a compreensão entre as pessoas;
Facilitar a integração na sociedade dos migrantes, das pessoas de origem estrangeira e de grupos vulneráveis;
Partilhar os nossos valores com outras regiões do mundo fomentando a noção comum de pertença e de participação promovendo o diálogo de culturas;
Construir um diálogo com os países parceiros no quadro da diplomacia pública da EU e dos PALOP;
Encorajar uma gestão ambientalmente correcta, recorrendo, entre outros aspectos, à modernização de infra-estruturas desportivas.

4. ABERTURA À COMUNIDADE
O associativismo civil na sociedade contemporânea, globalizada, remete necessariamente para a problemática das relações entre as pessoas. E o «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos », enquanto parte do movimento associativo do concelho de Alcácer do Sal, representa mais uma possibilidade de projecção da cidade, da região e das pessoas que cá habitam.
O «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos » quer fazer parte integrante da cidade, ser um meio ou um mediador da transformação social ou do fortalecimento da sociedade civil, da autodeterminação das minorias e dos valores éticos devem orientar estas acções (pluralismo, solidariedade, participação, etc.).
E ao fazer parte do movimento associativo o clube confronta-se com a necessidade de relacionamentos, enfrenta o imperativo de lidar com a construção de novas relações quer pessoais quer institucionais.
Para além da defesa da nossa identidade e da projecção deste Clube de Veteranos devemos valorizar a abertura aos outros – associações, empresas e entidades públicas – construindo um modelo de acção sob a forma de redes e parcerias, onde a complementaridade se constrói a partir do respeito às diferenças, não querendo impor uma uniformização no trabalho de cooperação.
Dentro das relações sociais que pretendemos estabelecer, baseadas nos princípios de igualdade e de universalidade, vamos analisar, desenvolver e participar em todas as actividades que se enquadrem nos nossos objectivos e assim dinamizar toda a região de Alcácer do Sal.
A solidariedade pode ser considerada como o cimento que vai unir o «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos » a todos movimentos sociais, associações e organizações locais, regionais, nacionais e mesmo para além das fronteiras, criando-se uma rede de parcerias para a constituição de um amplo movimento de divulgação deste modelo de cidadania que se baseia no respeito às diversidades culturais e que luta contra os processos crescentes de exclusão social.

5.PARCERIAS
O desporto é uma questão da responsabilidade daqueles que o praticam, que são livres de organizar as suas actividades. Mas, por uma questão de responsabilidade, o «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos » vai levar à prática um conjunto de parcerias em que se tem em vista estabelecer a promoção da prática desportiva no âmbito social onde se inclui o desporto para todos, o desporto para ocupação de tempos livres e principalmente o desporto sénior.
Mais do que fomentar novas parcerias entre clubes, associações, empresas privadas e entidades públicas os Veteranos de Alcácer do Sal vai formalizar as parcerias construídas ao longo dos últimos anos principalmente aquelas em que os participantes se destaquem pela noção de responsabilidade partilhada neste tipo de desporto.
Mais, por respeito pelo princípio da subsidiariedade, o desporto praticado por este clube é também cada vez mais uma questão da comunidade, em razão de que todas as formas de actividade física, entre as quais o futebol de veteranos, melhoram a condição física e o bem-estar mental das populações emergindo daqui funções sociais, educativas e culturais, se devem respeitar.
E os associados, jogadores, técnicos e responsáveis deste clube sempre puseram em destaque a evolução positiva da abordagem comunitária em relação a eles. E a realização de um torneio anual e a presença de pessoas de outras comunidades e países constituíram a este respeito um marco decisivo. Assim, na opinião de todos os participantes, são muito importantes os esforços no sentido de conseguir uma maior abertura e um diálogo mais franco entre as organizações culturais e desportivas.
Finalmente há que dizer que estas últimas ideias foram fundamentais quanto à possibilidade de estabelecer códigos de boa gestão tendo em vista melhorar a qualidade do nosso trabalho.

6.PLANIFICAÇÃO DAS ACTIVIDADES
Os responsáveis do «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos », em cumprimento do disposto nos Estatutos e Regulamento do Clube, construíram este Plano para a época desportiva 2008-2009 o que leva a que todas as actividades sejam reportadas de Setembro deste ano civil a Agosto do ano seguinte.
De salientar também que a realização destas actividades tem apenas uma natureza previsional, embora se procure, na sua elaboração e na apresentação dos dados, a maior aproximação possível à realidade e que dependem de outras entidades e outras pessoas.

6.1.Destinatários
No acto de concepção e planeamento do «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos », foi uma tarefa prioritária identificar os seus destinatários, isto é, todos aqueles que desejando praticar a actividade desenvolvida pelo clube, que é o Futebol, requeiram a sua inscrição como tal.
Temos que constatar, no entanto, a importância assumida pelo público no desporto e nesta associação desportiva. Não chega ter responsáveis competentes, técnicos conhecedores e jogadores experientes. Hoje em dia são as pessoas, os cidadãos quem mais importa. Quanto mais forte for a imagem deste clube, maior será também o apoio que se recebe do público. E este público é o conjunto das pessoas que vão ao estádio ver a equipa jogar, os sócios que pagam as quotas e aqueles que acedem aos nossos locais na Internet para saberem notícias.
Mas para alargar o número de associados é necessário que o «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos» desenvolva vínculos com o concelho, principalmente com as escolas e as instituições socais locais. É igualmente fundamental que o clube desenvolva programas de acção que visem o desenvolvimento social, cultural, ambiental e humano local.
Assim, existindo uma identificação plena entre o concelho e o clube, essa ligação inclui, necessariamente, o envolvimento das pessoas da nossa comunidade.

6.2.Actividades E Sua Calendarização
O «Alcácer do Sal Futebol Clube – Veteranos» tem por objecto exclusivo a promoção e organização de actividades físicas e desportivas no âmbito do Futebol.
Do seu plano constam, em geral, vinte jogos de futebol distribuídos de Setembro de 2008 a Junho de 2009, presentes no anexo 1. Estes jogos acontecem com a regularidade de dois em cada mês mas, atendendo sempre às quadras festivas e às actividades propostas pelas outras associações e entidades públicas.
Queremos destacar os seguintes momentos:
· Um jogo integrado na Feira de Outubro;
· Um jogo a disputar antes do Natal que envolva jantar convívio nas AURPICAS de modo a levar a festa aos mais velhos;
· Um jogo a disputar numa outra freguesia (por exemplo Santa Catarina) de modo a abrir esta actividade a outros públicos;
· Um jogo a integrar o “Torneio da Liberdade” disputado antes da final, no dia 25 de Abril;
· Um jogo internacional a disputar com um país da CE ou dos PALOP;
· Um “Torneio de Encerramento” de veteranos, com três equipas, a integrar na PIMEL;
· Múltiplas actividades de divulgação cultural e gastronómica do concelho, realizadas no final dos jogos em Alcácer do Sal, em diferentes empresas de restauração, que tenham protocolo de apoio assinado com o clube.

6.3.Recursos Humanos
«Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos » é constituído por um líder, os jogadores, os técnicos e os responsáveis, cuja lista consta do anexo 2 a este plano de actividades.
O líder é o jogador da equipa que representa simbolicamente o clube e cujos actos e palavras servem para aproximar os jogadores, em momentos de convívio, independentemente da sua idade ou da sua origem social.
Os jogadores da equipa são os, vinte e cinco associados do clube, que visam exprimir ou melhorar a condição física através do futebol, o bem-estar mental e as relações sociais de cidadania.
Os técnicos são os, dez associados do clube, que têm a responsabilidade de gerir os jogos da equipa de futebol e têm as seguintes competências: representar o clube durante os jogos, participar nos jogos enquanto árbitro ou auxiliar, convocar os jogadores da equipa, escolher o capitão e o segundo capitão da equipa, estruturar e comandar a equipa nos jogos e tratar os aspectos disciplinares dos jogadores da equipa.
Os responsáveis, que são dois, são os que respondem perante terceiros pela organização, funcionamento, gestão e administração do clube e foram eleitos em Assembleia-Geral pelos associados.
Por outro lado contamos com o apoio incondicional de várias pessoas ligadas a associações, empresas e entidades públicas do nosso concelho e da nossa região como é o exemplo dos patrocinadores.
6.4.Recursos Materiais
No momento de planear as diferentes actividades do «Alcácer do Sal Futebol Clube», foi uma tarefa prioritária identificar os recursos materiais envolvidos sem os quais uma associação acabada de se constituir não pode levar a cabo o desejo de praticar futebol. E os recursos materiais envolvidos, mais em baixo indicados, que mais se destacam são as instalações, os transportes, os materiais desportivos e os materiais recreativos, culturais e gastronómicos.
1. Instalações
· Estádio Municipal de Alcácer do Sal com balneários;
· Campo do Grupo Desportivo de Santa Catarina com balneários;
· Pavilhão Gimno-Desportivo com balneários;
2. Transportes
· Cinco deslocações em autocarro, de 25 lugares, da Câmara Municipal de Alcácer do Sal;
· Cinco deslocações em autocarro, de 9 lugares, da Junta de Freguesia de Santiago;
· Cinco deslocações em autocarro, de 9 lugares, do Grupo Desportivo e Recreativo do Bairro do Laranjal, após assinatura de protocolo.
3. Material desportivo
· Trinta e cinco equipamentos oficiais;
· Trinta e cinco Equipamentos alternativos ;
· Trinta e cinco polos de viagem;
· Trinta e cinco fatos de treino ;
· Trinta e cinco Onoraks;
· Trinta e cinco pares de meias de enchimento;
· Um saco de transporte de bolas;
· Dez bolas de treino;
· Cinco bolas oficiais de jogo;
· Trinta e cinco coletes de treino;
· Duzentas garrafas de água de litro e meio;
· Um saco de massagista com Kit de primeiros socorros;
4.Material para actividades Recreativas, Culturais e Gastronómicas:
· Quatrocentos e cinquenta jantares individuais;
· Quinze troféus comemorativos - pratos, placas, azulejos, moldura com fotografia;
· Quinhentos galhardetes oficiais do «Alcácer do Sal Futebol Clube»;
· Quinze “prendas” para sortear durante os jantares.
· Diferente material de escritório.


6.5.Orçamento
Os responsáveis do «Alcácer do Sal Futebol Clube», em cumprimento do disposto nos Estatutos e Regulamento do Clube, devem elaborar, anualmente, uma proposta de orçamento.
E a metodologia seguida, em consonância com a época desportiva, leva a que as contas e os orçamentos sejam reportadas de Setembro de um ano civil a Agosto do ano seguinte.
De salientar também que este documento é de natureza previsional, embora se procure, na sua elaboração e na apresentação dos dados, a maior aproximação possível à realidade já que se baseia no orçamento das épocas anteriores nomeadamente da época 2007-2008 que consta do anexo 3 deste plano de actividades.
Assume-se, para a época desportiva em causa, 2008-2009, uma atitude de moderado optimismo, já que os efeitos da constituição desta associação e das primeiras actividades a implementar só começarão a ter retorno na época 2009-2010.
Custos e Perdas
As diferentes verbas incluídas no quadro dos custos e perdas são em grande parte reportadas a dois factos:
O ano 2008-2009 ser o ano de constituição do clube o que leva à compra de múltiplos materiais;
Realização de um jogo internacional com uma equipa da EU ou dos PALOP;
Os custos são apresentados pelas rubricas identificadas pelo número 1
Proveitos e Ganhos
A quase totalidade dos proveitos tem origem nas quotas dos associados, nas quotas dos jogadores e nas quotas dos técnicos. Aqui as previsões e expectativas apontam para se atingir o patamar dos cinquenta associados, trinta jogadores e cinco técnicos.
Outras contribuições terão de entrar para que a associação consiga realizar todas as actividades previstas e calendarizadas.
Os ganhos são apresentados pelas rubricas identificadas pelo número 2.
Apoios
Neste espaço convém reafirmar que o clube tem de formalizar os diferentes protocolos de cooperação que já vão acontecendo durante os anos anteriores.
Os apoios são apresentados pelas rubricas identificadas pelo número 3.

7. PRESENÇA NA INTERNET
As questões relativas à relação entre um pequeno actor colectivo da sociedade civil, e a Internet tornaram-se cruciais, pois esta última tornou-se a principal e determinante fonte de comunicação utilizada para informar, divulgar e dinamizar as diferentes actividades executadas.
O desporto e a democracia têm sido a força motriz e têm reforçado a importância e o papel desempenhado pelo associativismo já que, dentro do espaço público da Internet, se tornam presentes os princípios, os objectivos e as experiências comuns dos cidadãos.
E se o «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos », promover e organizar actividades físicas e desportivas, no âmbito restrito do Futebol de Veteranos, ele pugnará pelo direito à informação e pelo acesso alargado dos cidadãos do nosso concelho difundindo os eventos desportivos que sejam considerados como de grande interesse ou importância através da Internet, servindo, por isso, para obter uma maior solidariedade no social.
A Internet é a nossa oportunidade para divulgar, informar, onde colocamos todas as nossas aspirações entusiásticas ou pessimistas, e através da qual comunicamos com outras associações do nosso concelho, do nosso país e até da comunidade europeia através de processos simples de participação pública.
E sabendo da influência da Internet nos cidadãos e nas democracias contemporâneas construímos, há uns anos atrás, dois espaços – um website e um blog – que são instrumentos poderosos para alcançar os objectivos atrás apontados.

8. NORMAS PRÁTICAS DE FUNCIONAMENTO
8.1. Funcionamento
As actividades a executar neste plano de actividades vão funcionar, em geral, no estádio municipal e no pavilhão gimnodesportivo de Alcácer do Sal. Nas deslocações a efectuar a outras cidades e vilas as actividades realizam-se nos seus estádios.

8.2. Participação
Podem participar todos aqueles que queiram promover e organizar actividades físicas e desportivas no âmbito do Futebol. Para participar deve inscrever-se como associado, preenchendo a proposta de sócio, entregando uma fotografia e uma cópia do Bilhete de Identidade. Posteriormente deve apresentar um atestado médico permitindo a prática desportiva.
As inscrições fazem-se na sede do clube na rua Ramiro Correia, nº 6, Bairro do Laranjal, Alcácer do Sal, pelos telefones 265679035, 934786316 e 966658653 e pelo e-mail – alcacerdosalfc@gmail.com

8.3. Preços
O valor, a pagar pelos jogadores, é mensal e no valor de € 20,00. Deve ser paga, por todos os jogadores, na primeira semana do mês a que disser respeito.
O valor, a pagar pelos técnicos que não sejam jogadores, é mensal e no valor de € 10,00. Deve ser paga, por todos os técnicos, na primeira semana do mês a que disser respeito.

8.4.Apoio técnico e médico
O «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos » tem apenas responsabilidade no apoio técnico à actividade dos praticantes. Em situações de acidente ou doença os responsáveis do clube devem colaborar com todos os praticantes para uma pronta assistência médica.

8.5.Seguros
Durante os jogos de futebol os praticantes, que pagam o valor monetário para toda a época, estão abrangidos por um seguro para jogadores amadores.

9.DINAMIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO
Constituem objectivos do «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos », a dinamização e a divulgação das actividades com uma maior eficácia projectando assim uma melhor imagem junto do público.
Há que fortalecer o sentimento de pertença relativamente à nossa cidade e à nossa região, bem como alargar os horizontes de todos os praticantes.
Temos que promover uma cultura institucional, neste clube, para uma maior divulgação das actividades desenvolvidas, aumentando, assim, a troca de informações entre as pessoas, entre as diferentes associações e entre as entidades privadas e públicas. Temos também que promover a troca de saberes e experiências entre diferentes equipas de futebol de veteranos de todo o país, explorando pontes e complementaridades no processo de construção e divulgação das nossas actividades.
Tendo em consideração estes objectivos, foi definida a seguinte lista de modos de agir como orientadora das iniciativas de dinamização e divulgação a tomar:
Divulgar todas as actividades levadas a cabo, pelos Veteranos de Alcácer do Sal, junto da população de Alcácer do Sal;
Integrar as actividades do Clube nas grandes realizações das entidades públicas e privadas do nosso concelho;
Transportar a festa do futebol e as actividades que o envolvem as pessoas que vivem mais longe da sede do concelho;
Dinamizar encontros com os sectores da população mais idosa dando a conhecer aquilo que fazemos;
Actualizar sistematicamente os nossos dois espaços na Internet – um website e um blog em http://cfvas.do.sapo.pt e em http://cfvasal.blogspot.com– que são instrumentos poderosos para alcançar os objectivos atrás apontados.

10. CONCLUSÃO
Este plano é um instrumento essencial de gestão que potencia e redimensiona a realização de um conjunto de actividades, devidamente faseadas no tempo e enquadradas nos objectivos e nas políticas de desenvolvimento delineados pelo clube de praticantes «Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos ».
Nas actividades, que o clube de praticantes se propõe desenvolver, emergem funções desportivas, sociais, educativas e culturais em que se pretende respeitar e promover o amadorismo, o voluntariado, a solidariedade, o empreendedorismo e o associativismo entre todos os cidadãos da nossa cidade.
Há assim que reconhecer a especificidade dos Veteranos de Alcácer do Sal já que pode vir a desempenhar um papel importante nos sectores específicos do desporto e da saúde.
Mas, este plano de actividades contém um certo número de acções que só poderão ser implementadas se todos dermos as mãos, se todos apoiarmos a mesma causa. Em conjunto, estas actividades formam um todo, mas cada uma delas, em particular, irá desempenhar um papel de relevo na promoção da cidadania em Alcácer do Sal. Mais, este plano de actividades tira plenamente partido de todas as possibilidades oferecidas pelo nosso concelho. Ele quer tornar a nossa cidade num lugar ainda mais aprazível para viver.
Por outro lado, numa organização que preconiza o desenvolvimento de iniciativas e acções conducentes à prestação de boas práticas, que espelhem uma imagem dignificante do serviço prestado aos cidadãos, a planificação assume-se como uma ferramenta potenciadora mas que não poderá passar apenas como um plano de boas intenções, se não se começar imediatamente a “trabalhar no duro”.
Para além disso, e porque os imprevistos, e a receptividade à mudança são elementos a não desprezar em todo o processo, estamos conscientes de que o mesmo terá que ser revisto, adaptado e redimensionado de acordo com as circunstâncias, os contextos, os recursos humanos, materiais e financeiros, porque não importa apenas fazer, mas sim fazer bem e de forma sustentável. Assim, a avaliação deste plano anual terá de ser feitas e assumirá as modalidades de registos, inquéritos e relatórios dos quais se dará elaborará um documento no final da época 2008-2009.

O presente plano de actividades é para executar depois da sua aprovação em Assembleia-Geral e qualquer dúvida ou omissão acerca dele será esclarecida pelos responsáveis do Clube.

Alcácer do Sal, Maio de 2008

Sem comentários: