28 novembro 2010

O dono da fábrica de futebol

A pedido do Mister «Zé Lima» aqui fica o seu auto-retrato!
Em todas as «fábricas de futebol» há um lider que controla todo o trabalho e todo o talento. E é um talento natural saber trabalhar o talento... Produzir talento em movimento não é para todos...
No inicio, pensava apenas que só contava a relação com a bola. Nesse primeiro tempo, a idade da inocência, qualquer jogador entrava nas suas equipas. O tempo que passa, as relações que se constróiem, os muitos jogos que se ganham, os mutos jogos que se perdem, as disputas no balneário e o convívio com os amigos ditaram o seu crescimento.... e no fim desse caminho, moldou-se e mostrou o verdadeiro matérial de que é feito... um talento nascido par gerir uma equipa. O mister «Zé Lima» é o verdadeiro dono da fábrica de futebol, ele é o dono do futebol que a equipa produz...
Como treinador planeia, trabalha, esquematiza...
Como homem fala, conversa e sorri...
E o seu trabalho só aparece passado muito tempo... um tempo de recompensa do trabalho invisível e silencioso. Descobrir novos jogadores, esperar e crescer para ver se a quipa o aceita e o absorve e depois deixar que ele calçe as chuteiras e pise o relvado sintético, a titular, com a equipa principal.
E esta é uma «fábrica» incessante. Tudo acontece em tempos cada vez mais curtos, mas os praticantes estão sempre preparados para produzir o futelol que o mister quer.
O futebol, o jogador, e a equipa é um processo de construção longo. Leva anos. A escolha, a substituição, o jogo, é um processo rápido. Leva duas horas.
E entender estes diferentes «tempos» é entender a lógica global da chamada «fábrica do futebol».
E hoje o nosso Mister «Zé Lima» colhe os seus frutos... a nossa «fábrica de futebol» tem aumentado, paulatinamente, a sua produtividade... e os praticantes jogam e a equipa ganha jogos. E este espírito de vitória renova, todos os dias, a esperança do Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos.
Obrigado Zé... Obrigado Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns...são figuras como estas que deveriam ser apoiadas...muita juventude foi por ele dirigida e sobretudo incutiu o espirito do desporto em muitos deles... estejam com o amigo Zé...Ajudem-no...apoiem-no...orgulhem-se do seu trabalho em prol da educação desportiva no concelho... são HOMENS assim...que nosorgulham de serem ALCACERENSES....!!!!