28 abril 2014

Os Palhaços

A arte de «ser diferente» dentro do campo
No sábado, vinte e seis de Abril, fizemos a nossa romaria a Borba. De uma maneira ou de outra, o Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos tem de rumar, uma vez por ano, a Borba, para um jogo de futebol com o G. U. V. Borbenses.
E como sempre tudo correu da melhor forma. Tudo foi natural e normal. O único facto divergente é que nos foi encomendada uma cronica sobre «Os Palhaços».
Um dos representantes do G. U. V. Borbenses exigiu uma foto e um nome para a cronica. E mais não disse. Ou melhor, disse, mas deixou aos cronistas deste jogo a livre criatividade para interpretarem a situação da melhor maneira: e é isso mesmo que tentaremos fazer.
Mas será melhor investigar sobre o que é um palhaço. Mas porque o terão associado ao árbitro?
Ora o palhaço é quase um artista, é quase um ator. O palhaço é a diferença no  drama do espetáculo humano. E o árbitro é quase um praticante, é quase um jogador de futebol. O árbitro faz a diferença no drama do espetáculo do futebol. E sendo assim. é impróprio e ofensivo a conotação negativa de palhaço.
Bem, diante do palhaço ou do árbitro, que são criaturas fantásticas, exprimimos o nosso lado irracional, a parte instintiva, a rebeldia de contestar a ordem superior, que há em cada um de nós.
Foi o que aconteceu em Borba. O árbitro, qual palhaço, foi superior a todas as irritações e contestações e fez o que devia. Sendo diferente de todos os outros intervenientes, esteve sempre à altura dos acontecimentos.
Quanto ao jogo, tudo decorreu dentro da normalidade. Pretendemos apenas destacar o facto de os praticantes do Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos terem feito mais uma demonstração da sua valentia. Apesar do torneio de futsal, no dia anterior, mostraram que ainda tinham energia que poderiam dispender. Mostraram que ainda estavam vivos. Perderam o jogo por 1 - 0 mas, nas circunstâncias, foram uns autênticos vencedores.
Quanto à confraternização, foi outra vez excelente. Não temos palavras para agradecer o trabalho que é feito para nos receberem tão bem.
Muito obrigado às gentes de Borba,


Viva o Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos!
Viva o Grupo União de Veteranos Borbenses!

Sem comentários: