27 outubro 2014

A Festa do Futebol no Concelho de Alcácer do Sal

Foi com imensa alegria que o Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos recebeu os seus amigos de Casebres, no Estádio Municipal de Alcácer do Sal, no último dia 25 de Outubro de 2014.
E o futebol, como todos os presentes comentaram, é um fenómeno social total, de natureza e funcionamento simbólicos e perfeitamente 
integrado na realidade social de Alcácer do Sal. O anterior futebol do «25 de Abril» é agora substituído pelo futebol dos Veteranos e é, só por si, capaz de múltiplos investimentos sociais e que pode representar simbolicamente os Alcacerenses, tanto no seu funcionamento global, como nas suas vertentes mais diferenciadas. 
O Futebol, a grande festa dos tempos modernos, que tem a capacidade para instaurar a festa, não só a nacional e mundial, mas também a nível concelhio e local. O futebol tem um papel importantíssimo a desempenhar no que diz respeito à renovação festiva da sociedade moderna, principalmente em sociedades como a de Alcácer do Sal, onde a festa é um elemento fundamental e absolutamente imprescindível para o seu normal funcionamento. O futebol aproxima as pessoas sob um denominador comum. Em Alcácer do Sal, e para nos limitarmos aos nossos clubes mais conhecidos, podemos referir sumariamente os casos do Santa Catarina Futebol Clube, do G. D. R. 1º de Dezembro de Casebres e do Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos. Nós simbolizamos o futebol que une, em Alcácer do Sal!
Quanto ao jogo decorreu da melhor forma. Uma primeira parte esforçada e difícil para as duas equipas, em que apenas o José Oliveira «tirou um coelho da cartola» e marcou um golo de bandeja. Na segunda parte, os atletas do G. D. R. 1º de Dezembro de Casebres começaram a ter dificuldades físicas e a abrir brechas na defesa. Ao Ruí Olímpio coube a festa, ao terminar com golo duas boas jogadas colectivas. Já no final do jogo duas grandes penalidade, uma para cada lado, levaram ao resultado final, e ao primeiro golo da época apontado pelo Rui Torres.
Já a confraternização foi, mais uma vez, excelente, no restaurante «Sabores da Avó». Um serviço familiar, acompanhado pela alegria dos convivas torna a festa mais duradoura e fraternal. Com os discursos da praxe e a entrega dos troféus terminámos mais uma confraternização, entre Alcacerenses, que se prolongou até altas horas da noite.


Viva o G. D. R. 1º de Dezembro de Casebres
Viva o Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos

Sem comentários: