12 março 2016

Festa De Homenagem E Despedida A Fernando Tavares

Fernando Manuel Pereira Tavares, nascido em Alcácer do Sal, em 22 de Janeiro de 1960, foi sempre um jogador discreto. Para ele, o futebol foi apenas um desporto para ocupar os seus tempos livres, enquadrando o verdadeiro espírito dos veteranos.
Nos tempos de hoje, o tempo livre dos mais velhos é uma questão controversa de difícil gestão, tendo em conta todos os constrangimentos da sociedade atual. E em Alcácer do Sal, com a diminuta oferta de atividades e escassez de tempo disponível, os «veteranos» para promoverem a sua saúde através do desporto, optam pelo futebol. No caso do Fernando Tavares, o Alcácer do Sal Futebol Clube assumiu um papel de relevo para quem desejava praticar desporto. Assim, tendo em vista a obtenção de um estilo de vida saudável o Fernando Tavares sempre valorizou o nosso clube pois, através dele, adquiria e transmitia hábitos desportivos importantes na manutenção da sua condição física e consequentemente no seu desenvolvimento pessoal.
Mas, o mais importante da vida não é tanto onde estamos, mas em que direção nos movemos. E na realidade ao longo da vida, desde o dia em que nascemos, vamos agindo em muitas áreas, mas que são, a todo o momento, moldadas por fatores que nos determinam o futuro.

A mudança, por vezes, começa com um choque, uma dor e uma despreocupação. Mas temos de mudar e seguir em frente. 
E agora? Agora é continuar. A jogar, a lutar e a ser positivo. Às vezes encontramos dificuldades que são insignificantes. Mas há jogos mais difíceis de jogar na vida.
Com o futebol como paixão, o Fernando Tavares não imaginava que, aos 55 anos, a vida lhe tiraria esse desporto, enquanto promotor de saúde. Mas ele sabe que tem de levantar a cabeça, encarar o adversário de frente, olhando cada pequena vitória como se de uma final se tratasse.
O próximo desafio do Fernando Tavares é voltar à competição, algo que pensamos estar próximo de acontecer. Mas enquanto isso não acontece, compete a todos os «veteranos» festejar a amizade que nos une.
E nesta festa de homenagem, José Manuel Leitão, responsável do Alcácer do Sal Futebol Clube – Veteranos, a quem coube, na festa de despedida, o elogio público do jogador, afirmou: “O homem vale sempre mais que o futebolista. E o Fernando Tavares, como defesa valoroso, que nunca virava a cara à luta, poderá ser esquecido. Mas o homem de fino trato, que a todos trata com a maior cortesia nunca será esquecido. Fernando Tavares deixa hoje o futebol mas vai ter um compromisso com a vida por muitos anos!“
E não querendo deixar de dizer umas palavras, nesta ocasião, Fernando Tavares disse ”Quero agradecer a todas os «Veteranos» de Alcácer do Sal, em particular ao José Leitão, ao José Marques e ao José Guerreiro, pessoas que me continuam a apoiar como jogador e como pessoa. Quero agradecer também a todos os meus amigos, à Câmara Municipal de Alcácer do Sal e a todos aqueles que trabalham para o desporto por não se terem esquecido do meu percurso no futebol «Veterano».
Por último, uma palavra de agradecimento muito especial aos jogadores e às pessoas, por toda a atenção, consideração e amizade que sempre tiveram comigo. Um grande abraço para todos”.
Retomando a palavra, o responsável do Alcácer do Sal Futebol Clube – Veteranos, José Leitão, agradeceu ainda ao Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Manuel Vítor de Jesus, a sua valiosa participação neste momento, que tem um imenso significado para o clube.
Esta homenagem foi seguramente um dia especial para este discreto jogador de futebol, que teve como pontos altos da sua carreira a presença nas deslocações que o Clube fez a França, à Madeira e à Holanda.
E a festa de homenagem continuou. 
Com saudade, todos cumprimentaram o homenageado. Mais um brinde à vida. Mais um brinde ao desporto e ao espírito «veterano». E todos os amigos percebem esta interrupção. Conta com o nosso apoio e nós contamos com o teu.
Sempre que quiseres contamos contigo para a primeira, segunda e terceira partes.

Obrigado Fernando Tavares: Obrigado pela tua amizade.
Viva o Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos

Sem comentários: