12 julho 2016

Balanço do Plano de Actividades 2015-2016

Mais uma época desportiva. Mais um ano fértil em acontecimentos. Mais um tempo bem passado por todos os praticantes e responsáveis do clube. Mas, este é o tempo de avaliar.
Nestes momentos de pausa, no final de cada época desportiva, os responsáveis do Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos fazem sempre uma pequena reflexão sobre o que aconteceu para prepararem, de forma mais adequada, o seu futuro. Afinal o tempo de elaborar o Plano de Actividades 2016 / 2017 está a chegar.
É um momento de balanço, de aferir o que se fez bem e o que correu mal. É o tempo de estarmos todos reunidos a conversar e a apresentar novas propostas. É o tempo de conversar. Partilhar ideias que melhorem o clube.

A primeira conclusão é que a época desportiva 2015-2016 vai ser recordada durante muito tempo. As mudanças que aconteceram na partilha de responsabilidades no clube, ao longo do último ano, culminaram numa calorosa deslocação aos Açores, à Ribeira Grande, ao 1º lugar do concurso de petiscos da PIMEL e às vitórias no Meeting Internacional de Alcácer do Sal, e no XV Torneio de Veteranos de Alcácer do Sal. E que dizer do ano de estreia do Miguel Carolino??!!!

A segunda conclusão é que a época, que agora chegou ao fim, correspondeu e elevou as expectativas dos responsáveis do clube. A renovação da equipa continua e, o Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos, quando a maior parte e os mais jovens dos seus praticantes estão presentes, consegue apresentar futebol de qualidade. Ao rejuvenescer os seus praticantes a alegria e a irreverência, que com eles chega, também proporciona a todos, uns excelentes momentos de convívio. Mas não menosprezem os mais «velhos»: eles são o suporte e a alma deste projeto.

A terceira conclusão é a afirmação do clube no tecido social de Alcácer do Sal. Institucionalmente, o Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos, tornou-se a nova coqueluche do desporto de Alcácer do Sal. Aproveita todos os espaços de crescimento, batendo-se com as maiores instituições deste concelho. O Festival dos Sabores do Sadco é a prova que podemos ser tão bons como os melhores.

A quarta e última conclusão é que a presença de praticantes «mais velhos», como é o caso do Joel Dimas e José Manuel Lopes, podem aportar ao clube conhecimentos, processos e dinamização, que são uma mais valia ao Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos.

Em modo de síntese o clube pretende reafirmar os seguintes pontos:

1.Para continuar:
- A renovação e rejuvenescimento dos praticantes do clube, com a necessária transmissão dos valores inerentes ao espírito dos Veteranos;
- O equilíbrio financeiro que promove a estabilidade do Clube, contribuindo para a manutenção de uma preparação logística de qualidade;
- A deslocação da equipa e das suas famílias  a um grande evento desportivo;
- O jogo com o Santa Catarina, enquanto pretexto de coesão desportiva e social, deve ter prioridade no  plano de actividades já que permite um enraizamento do Clube na sua terra;
- As festas de homenagem e despedida aos veteranos que decidem «acabar» com o futebol da sua vida ativa;
- A participação do Alcácer do Sal Futebol Clube - Veteranos na PIMEL e na Festival dos Sabores do Sado, permitiu difundir o nome do Clube e foram mais um motivo de congregação entre os praticantes e os seus familiares.

2. A trabalhar:
- A presença do número de praticantes nas reuniões de Assembleia Geral da Associação;
- A decisão de não fazer coincidir o Torneio Final 2017 com as datas da PIMEl;
- A gestão das diferentes áreas e responsabilidades do clube devem ser distribuídas por um maior número de praticantes.

3. Ter em atenção:
- A colaboração e o esforço de todos os praticantes é fundamental para levar a cabo algumas actividades, como a PIMEL e a Festa dos Sabores do Sado;
- As próximas deslocações do Alcácer do Sal Futebol Clube, vão exigir ao clube e a todos os seus praticantes um grande esforço;
- O Clube é sempre maior do que os seus responsáveis.

Sem comentários: